top of page
Buscar
Foto do escritorAna Luiza

Iniciativa da Escola de Negócios divulgará história de mulheres inspiradoras por meio de e-book


Lançamento acontece de forma presencial no dia 02/12, na sala 113 do bloco B7, sendo possível assistir ao evento de forma online


*matéria realizada em nov/2021


O projeto de extensão Mulheres Empodera, da Escola de Negócios da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), lançará um livro digital com o propósito de registrar as histórias inspiradoras de mulheres da região. O lançamento do e-book acontecerá de forma presencial no dia 02/12, na sala 113 do bloco B7. Como alternativa, os organizadores adotaram o modelo híbrido, sendo possível assistir ao lançamento online. O evento faz parte da programação da Semana Integrada da Escola de Negócios, que ocorre dos dias 28/11 a 03/12.



Segundo Fabiana Rangel, professora da Escola de Negócios e uma das responsáveis pelo projeto, algumas mulheres possuíam dificuldades em aceitar o convite para as rodas de conversa tradicionais. A ideia do e-book surgiu como forma de driblar os fatores que as impedissem de participar.


“Um dia, uma convidada comentou sobre uma mulher forte e inspiradora que estava fazendo sacolé e transformando a rotina familiar e a renda econômica deste grupo. Perguntamos se ela aceitaria vir para uma roda de conversa. A pessoa disse que ela era muito tímida e não aceitaria. Neste dia, surgiu a ideia do livro, exatamente para narrar as lindas histórias de mulheres fortes, inspiradoras, empreendedoras e que poucos conhecem”, relata Fabiana.


O projeto Mulheres Empodera desenvolve o empreendedorismo social e a qualificação profissional de mulheres em Itajaí e região que se encontram em situação de desemprego, vulnerabilidade ou atualização de carreira. Temas como autoconhecimento, planejamento de carreira, gestão do tempo e dicas para currículo foram os assuntos abordados na primeira temporada de conversas.


Além das professoras responsáveis, Fabiana e Natalí Nascimento, ele tem como agentes envolvidos a Secretaria de Assistência Social de Itajaí e a comunidade acadêmica e empresarial. Assim como nas mulheres participantes, o movimenta transforma a vida dos envolvidos na organização e planejamento. Melissa Camila dos Santos (19), aluna bolsista do projeto desde março de 2021, afirma que se sente realizada em fazer parte. “Não é só bolar ideias, palestras… A gente aprende muito. Em troca de uma bolsa na faculdade, acabei descobrindo o projeto que ganhou meu coração e vai sempre fazer parte da minha história”, conta ela.


Cerca de 40 acadêmicos participam do desenvolvimento do e-book, sendo alunos de várias Escolas do Conhecimento, incluindo os alunos bolsistas do art. 171 e PROESD. Cada grupo de alunos está responsável por alguma atividade, envolvendo coleta e seleção das histórias de vida; preparação do material; criação do design do livro; editoração dos textos e imagens; elaboração do livro digital e campanha de lançamento.


Para Melissa, coordenar os grupos foi um desafio que trouxe autoconhecimento. “Eu me descobri, na verdade. Descobri meu lado de liderança. Sempre brinco que não sei nem liderar minha vida, como ia conseguir liderar outras pessoas? Mas está sendo uma experiência maravilhosa, tivemos tão pouco tempo para constituir esse ebook e ele agora está ficando maravilhoso”, relata.


Em outubro de 2021, o Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Assistência Social, sediou a primeira reunião ordinária da nova gestão do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) para o biênio 2021/2023. A atual presidente do COMDIM, Karla Maria, declarou que vê “o quanto é necessário em nossa sociedade mulheres fortes que lutam para garantir seus direitos. Que juntas possamos fortalecer ainda mais a gestão de implementação de políticas públicas”.





15 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page