top of page
Buscar
  • Foto do escritorAna Luiza

Design de sobrancelha ganha destaque no mercado de beleza

Com o uso obrigatório de máscaras devido à pandemia de Covid-19, a região dos olhos ganhou mais importância


Com a pandemia de Covid-19 e o uso obrigatório de máscaras para proteção da boca e nariz, os olhos passaram a representar um dos principais centros de investimento do mercado de beleza e estética no Brasil. Segundo projeção do instituto de pesquisas norte-americano 1010data, o país teve crescimento mensal de 9% na busca por maquiagem e procedimentos estéticos para os olhos em 2020.

Um exemplo é a designer de sobrancelhas Bárbara Fernandes Machado (27), que em seus quase seis anos atuando como designer, teve em 2020 seu maior número de atendimentos. Ela conta que ficou bastante preocupada com o lockdown decretado em março do ano passado, porque ficaria tempo sem trabalhar e imaginou que não atenderia pelo resto do ano.



Para ela, o aumento de clientes está ligado com a autoestima das mulheres: “As clientes dizem que a sobrancelha e o olhar ficaram muito mais visíveis para todo mundo. Com metade do rosto coberto [pela máscara], o que destaca é a sobrancelha”. Segundo a Euromonitor, empresa de pesquisa de mercado mundial, o mercado de beleza brasileiro firma-se como um dos mais promissores do mundo, com faturamento atingindo a marca de 29,62 bilhões de dólares.

Virar autônoma não fazia parte dos planos de Bárbara. Em 2015, na metade da graduação em Comércio Exterior, sentiu que não gostava da área e resolveu largar o curso. Como já fazia sobrancelhas e unhas desde os 15 anos, decidiu entrar profissionalmente na área de design.


Além disso, muitas mulheres enxergam no mercado de beleza uma opção de trabalho com horários flexíveis e renda extra, seja por não possuírem muito tempo, por dedicarem-se ao lar ou precisar cuidar dos filhos, segundo Daniele Aparecida da Silva Demiquili, membro da Associação Brasileira da Beleza. Pensando nisso, Bárbara começou a oferecer cursos para iniciantes que desejam entrar no mercado de design e micropigmentação de sobrancelhas.



Quando começou na área, ela teve muita dificuldade com aulas extremamente teóricas e pouco aprendizado prático. Em seu curso, 80% do tempo as alunas praticam os ensinamentos em modelos: “Eu ensino tudo, desde biossegurança, higienização da pele, até a finalização. A aluna sai dali completa para poder trabalhar”.

A micropigmentação é um procedimento diferente da antiga maquiagem definitiva. A diferença entre elas está na profundidade do pigmento na pele: na micropigmentação, a agulha aprofunda na grossura de apenas duas folhas sulfite. Por isso, é considerada uma maquiagem temporária, e com remoção muito mais fácil.



Como alerta, Bárbara conta que muitos profissionais postam fotos de resultados finais editados no Photoshop ou corrigidos com maquiagem. Para ela, é crucial que você escolha alguém de confiança: “Ao mesmo tempo que a micropigmentação pode elevar a autoestima, também pode baixar. O correto é sempre procurar pelo resultado cicatrizado, já que a melhor propaganda é o cliente”.



38 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page